A morte da cadela Chiara provocou forte comoção em Três Corações e acabou motivando uma mudança importante na legislação do município.
A Câmara Municipal aprovou por unanimidade um projeto de lei que proíbe o uso de abraçadeiras de nylon, conhecidas popularmente como “enforca-gatos”, em procedimentos de castração de animais domésticos.
O texto agora segue para sanção do prefeito e, se confirmado, valerá tanto para serviços públicos quanto para clínicas veterinárias privadas da cidade.
A proposta foi apresentada pelo vereador Wesley Rezende Dardaque após a repercussão do caso de Chiara, animal comunitário do bairro Cotia, que morreu depois de apresentar complicações após uma castração.
Segundo o parlamentar, um dos fatores investigados seria justamente o uso da abraçadeira durante o procedimento veterinário.
A nova lei prevê fiscalização por parte da Prefeitura e aplicação de multa para profissionais que descumprirem a norma. O valor pode chegar a cerca de R$ 2,5 mil.
Além disso, moradores também poderão denunciar possíveis irregularidades pelos canais oficiais do município ou por meio de boletim de ocorrência.
O caso de Chiara segue sendo investigado pela Polícia Civil. O Conselho Regional de Medicina Veterinária informou que abrirá procedimento ético para apurar a situação.
Nas redes sociais, o assunto gerou forte repercussão e dividiu opiniões entre moradores e profissionais da área veterinária.
Você acha que esse tipo de material deveria ser proibido em todo o Brasil?
Crédito da foto: Reprodução/EPTV
Fonte: @g1 | g1 Sul de Minas
LEI PROÍBE “ENFORCA-GATOS” EM CASTRAÇÃO


















