Foi aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (4), o Projeto de Lei (PL) 1047/2020, que prevê a criação de salas de apoio à amamentação em órgãos e entidades públicas da capital.
A PL foi aprovada por unanimidade pelos 41 parlamentares que participaram da votação. O projeto visa garantir que servidoras e empregadas do município, que estejam amamentando, tenham um local reservado para retirar o leite e armazená-lo durante a jornada de trabalho.
De acordo com a autora da proposta, a vereadora Nely Aquino (Pode), o espaço “irá auxiliar no alívio do desconforto da mãe, e na manutenção da produção do leite”.
Um dos principais objetivos relatados no PL é o impacto na diminuição do desmame precoce. Além disso, o projeto contempla, também, mulheres que desejam fazer doações para os Bancos de Leite.
A proposta foi submetida à nova análise e votada em 2º turno após o acréscimo de uma emenda, em maio deste ano, que determina que as lactantes tenham acesso exclusivo aos espaços criados, “a fim de prover conforto e privacidade”.