A Câmara Municipal de Pedro Leopoldo aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 76/2025, de autoria da vereadora Silvana Storino, que assegura a presença de doulas durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato nas maternidades, hospitais e demais estabelecimentos de saúde da rede pública e privada do município. A proposta segue agora para sanção do prefeito Emiliano Braga.
Com a aprovação, todas as gestantes atendidas na cidade poderão contar com a presença de uma doula de sua livre escolha durante o processo de parto.
“A partir desse projeto, as doulas serão reconhecidas como parte essencial no acompanhamento das mulheres. Tivemos depoimentos relatando até casos de abusos durante o parto. Portanto, a proposta valoriza o momento do nascimento e garante mais acolhimento e qualidade tanto para a gestante quanto para seus familiares”, afirmou a vereadora Silvana Storino.
O que é uma doula
A doula é uma profissional que oferece apoio físico, emocional e informativo à mulher durante o trabalho de parto e também no pós-parto imediato. Seu acompanhamento promove um processo mais seguro e acolhedor. A palavra vem do grego e significa “mulher que serve”. Importante destacar que a doula não é médica nem parteira, mas sim uma aliada no parto humanizado, contribuindo para que a gestante e seu companheiro tenham uma experiência mais positiva.
Fonte: Câmara Municipal de Pedro Leopoldo