domingo, 19 de maio de 2024

Contato

Câmara de PL abre CPI para investigar por que o antigo Hospital São João Batista, que seria referência na COVID-19, ainda não foi aberto

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Câmara Municipal de Pedro Leopoldo abriu na manhã desta quarta-feira (24) uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os motivos pelo qual o Centro Integrado de Atenção à Saúde (antigo Hospital João Batista), ainda não foi aberto para o enfrentamento à COVID-19.

Em um vídeo gravado pelos vereadores (assista abaixo), eles explicam que irão buscar a transparência que a população necessita sobre o local. “Vamos ouvir todos os envolvidos e dar a resposta que a população precisa”, disse o Vereador Matheus Utch.

A unidade de saúde foi adquirida por permuta na gestão passada, mas nunca abriu as portas para atender os pacientes.

Resposta da Prefeitura

Sobre a possibilidade de utilização do Centro Integrado de Atenção à Saúde, a Prefeitura esclarece que o local foi adquirido na gestão passada, no final do mandato e a gestão atual verificou as reais condições do local, tendo identificado que o espaço necessita de muitas adaptações para que possa funcionar, e pela urgência do momento, optou por ampliar leitos no Hospital já existente.

“Estrategicamente é mais ágil que adequar tudo o que precisa ser adequado no outro espaço. Mas estão sendo feitas as intervenções e reformas necessárias para que os imóveis negociados para passar a funcionar no CIAS, possam ser transferidos em breve, como Clínica da Mulher, Fisioterapia, Farmácia e CEM, além do Crer–Ser”, justificou o Dr. Hélio Néri.

Além disso, como no Hospital o oxigênio é canalizado e há uma previsão estadual da falta desse insumo em cilindro, a Secretaria de Saúde considera mais seguro manter os pacientes no Hospital Municipal.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.