A Câmara Municipal de Sete Lagoas aprovou nesta terça-feira (22) um anteprojeto de lei que propõe a criação de um cemitério vertical no município. A medida visa alterar o atual Código de Posturas da cidade, que é de 1964 e não contempla esse tipo de sepultamento, nem a possibilidade de cremação.
O anteprojeto, de autoria do vereador Eraldo da Saúde (PSB), aponta que os cemitérios existentes já não atendem à demanda da população. Ele defende o modelo vertical como solução para os problemas enfrentados nos cemitérios tradicionais, ressaltando que esse novo tipo de estrutura não compromete o respeito ao sentimento humano.
Os cemitérios verticais são construções acima do solo, compostas por andares destinados à acomodação de féretros. O texto do anteprojeto estabelece normas rigorosas para construção e manutenção, como a vedação adequada dos túmulos, a fim de evitar o vazamento de líquidos e gases provenientes da decomposição dos corpos.
Se o documento for transformado em projeto de lei e aprovado em definitivo, o Código de Posturas será atualizado para regulamentar tanto os cemitérios verticais quanto a cremação, que também teve um anteprojeto aprovado anteriormente neste ano.
Fonte: Filipe Felizardo\