fbpx

Caminhar 7.500 passos diários ajuda a reduzir sintomas de asma, indica estudo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Manter-se fisicamente ativo, mesmo em uma rotina sedentária, pode ajudar a controlar a asma moderada ou severa em adultos, conforme um estudo da Universidade de São Paulo (USP) publicado no The Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice.

O estudo analisou dados de 426 pessoas com asma moderada a grave em São Paulo e Londrina, avaliando atividade física e tempo de sedentarismo. Os resultados mostraram que caminhar pelo menos 7.500 passos por dia melhora significativamente o controle da asma, independente de outros comportamentos sedentários. A pesquisa revelou que 43,9% dos participantes ativos/sedentários tinham a asma controlada, em comparação com 25,4% dos inativos/sedentários.

O estudo também sugere que fatores emocionais, como ansiedade e depressão, dificultam o controle da asma. Os pesquisadores recomendam que profissionais de saúde incentivem a prática de atividades físicas, como a caminhada, para pacientes com asma, além de focar na gestão de sintomas emocionais.

Essas descobertas podem ajudar a redefinir as políticas de saúde, enfatizando a importância da atividade física no controle da asma.

Encontre uma reportagem