segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Contato

Campanha de resgate da vacinação contra o HPV para adolescentes

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Ministério da Saúde iniciará uma campanha de resgate em 2025 para vacinar adolescentes entre 15 e 19 anos contra o HPV, um vírus que pode causar cânceres no colo do útero, ânus, pênis, vagina e garganta. Estima-se que cerca de 7 milhões de jovens dessa faixa etária não receberam a vacina, que é mais eficaz quando administrada entre 9 e 14 anos, antes do início da vida sexual.

A vacina oferece proteção contra os quatro subtipos de HPV mais comuns, responsáveis por causar câncer e verrugas genitais. Apesar de a cobertura vacinal ter sido alta na primeira dose, a adesão caiu significativamente na segunda dose devido a desinformação e à pandemia de Covid-19, o que afetou a vacinação em geral.

A ação começará nos 121 municípios com as piores taxas de imunização, onde vivem quase 3 milhões de adolescentes não vacinados. O objetivo é vacinar 90% deles, com a possibilidade de vacinação fora das unidades de saúde, como em escolas e shoppings. A vacina é segura e já foi aplicada em mais de 500 milhões de pessoas no mundo, com impacto positivo na redução de infecções por HPV e câncer de colo do útero em países que adotaram a imunização.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Encontre uma reportagem