Minas Gerais iniciou nesta quinta-feira (1/8) a campanha estadual de vacinação contra a raiva em cães e gatos. Coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a ação tem como meta vacinar mais de 4 milhões de animais nos 853 municípios mineiros até o dia 15 de outubro. A vacina é gratuita, segura e a principal forma de prevenção contra a doença, cuja taxa de letalidade é próxima de 100% tanto em humanos quanto em animais.
Cada município é responsável por definir seu cronograma de vacinação e o Dia D. Em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo, a imunização na zona urbana será realizada em 23 de agosto, enquanto na zona rural a aplicação das doses será iniciada duas semanas antes com visitas às propriedades.
A campanha tem como objetivo imunizar pelo menos 90% da população estimada de 3,48 milhões de cães e 648 mil gatos. Para alcançar essa meta, a SES-MG distribuirá cerca de 4,2 milhões de doses da vacina por meio das Unidades Regionais de Saúde.
A raiva é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, que compromete o sistema nervoso central e provoca inflamação cerebral fatal. A transmissão ocorre principalmente por mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados. Mudanças de comportamento, salivação excessiva, falta de coordenação e sensibilidade à luz são alguns dos sintomas em animais. Em caso de suspeita, a orientação é isolar o animal e acionar a secretaria municipal de Saúde.
De acordo com a coordenadora de Zoonoses da SES-MG, Mariana Gontijo de Brito, desde 2024 não houve casos suspeitos ou confirmados de raiva humana no estado. O último caso foi registrado em 2023 e envolveu um herbívoro.
A campanha também reforça a importância da conscientização. Tutores como Adriana Almeida Correia, que cuida anualmente de seus três pets com a vacinação oferecida pelo SUS, destacam que o cuidado com os animais reflete diretamente na proteção da saúde humana.
Fonte: SES-MG
Crédito da imagem: Envato Elements / LightFieldStudios
#vacinaçãoanimal #raiva #cãesegatos #saúdepública #MinasGerais #campanhadevacinação #SES-MG #prevenção #zoonoses