Mais da metade dos municípios mineiros não registrou mortes por Covid-19 em setembro. Foram 463 cidades sem óbitos, o que representa 54,2% do total no estado.
O cenário de Minas Gerais é semelhante ao do país: 58% dos municípios brasileiros não confirmaram mortes por Covid-19 em setembro, o maior percentual desde maio de 2020.
Mais da metade dos municípios brasileiros não registra mortes por Covid-19 em setembro
Timóteo, cidade no Vale do Aço com mais de 90 mil habitantes, é a mais populosa de Minas Gerais sem mortes causadas pelo coronavírus no mês passado.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, 11 municípios também não registraram óbitos. Veja a lista:
- Sarzedo
- Confins
- Juatuba
- Rio Acima
- Florestal
- Baldim
- Capim Branco
- Jaboticatubas
- Taquaraçu de Minas
- Itaguara
- Itatiaiuçu
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), quando considerado o período de 6 de setembro a 6 de outubro, o número de cidades mineiras sem mortes em um mês chega a 500, o que corresponde a 58% do total.
Segundo especialistas, o avanço da vacinação contra a Covid-19 é a principal razão para a redução das mortes. Em quase 91% dos municípios mineiros sem registros, mais 60% de toda a população já foi vacinada pelo menos com a primeira dose.
Em todo o estado, 83% da população acima de 12 anos já foi imunizada com a primeira dose, e 50% completou o esquema vacinal, conforme a SES-MG.