Cardeais brasileiros embarcam para Roma para funeral de Francisco e escolha do novo papa

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Os sete cardeais brasileiros com direito a voto no Conclave embarcaram nesta terça-feira (22) para Roma. Eles participarão do funeral do papa Francisco, falecido nesta segunda-feira (21) em decorrência de um AVC, e também da escolha de seu sucessor no Conclave, que deve começar entre 15 e 20 dias após a morte do pontífice, conforme previsto nas regras estabelecidas pelo papa João Paulo II em 1996.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) confirmou a ida de dom Odilo Scherer (São Paulo), dom Orani João Tempesta (Rio de Janeiro), dom Paulo Cezar Costa (Brasília), dom Leonardo Steiner (Manaus), dom Sérgio da Rocha (Salvador), dom Jaime Spengler (Porto Alegre e presidente da CNBB) e dom João Braz de Aviz (emérito de Brasília).

Dom Raymundo Damasceno Assis, bispo emérito de Aparecida e amigo próximo de Francisco, também irá a Roma, mas não participará da eleição por ter mais de 80 anos.

O Conclave é uma espécie de retiro sagrado em que os cardeais eleitores, hospedados na Casa Santa Marta, na Cidade do Vaticano, realizam orações e votações para escolher o novo papa. Apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar e ser votados. A eleição acontece em sessões pela manhã e à tarde, exigindo 2/3 dos votos para a escolha do novo pontífice. A tradicional fumaça branca na chaminé da Capela Sistina anuncia ao mundo que o novo papa foi eleito.

Fonte: O Tempo | Reportagem de Simon Nascimento

Foto: Anthony Wallace / Pool / AFP

Encontre uma reportagem