Carnaval acabou, mas o noticiário não: veja os principais fatos do Brasil e do mundo durante a folia

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Enquanto milhões de brasileiros estavam nas ruas para o Carnaval, os bastidores da política, da economia e do cenário internacional seguiram em ritmo intenso. Entre os destaques, uma operação para apurar suposto vazamento de dados fiscais de ministros do STF elevou a tensão na Corte, mortes de personalidades repercutiram no mundo e imagens de robôs humanoides chamaram atenção na China.

No Brasil, a Polícia Federal realizou uma operação para investigar possível quebra ilegal de sigilo de ministros do Supremo Tribunal Federal dentro de sistemas da Receita Federal. O ministro Alexandre de Moraes determinou a quebra de sigilo bancário dos investigados. No cenário político, o presidente Lula embarcou para a Índia nesta quarta-feira (18) para firmar acordos estratégicos sobre minerais críticos e inteligência artificial, após cumprir agenda no Carnaval em Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

No exterior, cinco países europeus acusaram a Rússia de ter envenenado o opositor Alexei Navalny, morto na prisão em 2024 — acusação negada pelo Kremlin, que cobrou provas. Nos Estados Unidos, o ex-presidente Barack Obama precisou esclarecer declaração sobre a existência de ETs após repercussão nas redes. Já no Peru, o Parlamento destituiu o presidente José Jeri por suspeitas envolvendo reuniões com a China.

Na Ásia, imagens de robôs humanoides praticando artes marciais durante celebração do Ano Novo Chinês viralizaram e reforçaram a disputa tecnológica global. No esporte, o brasileiro Lucas Pinheiro Braathen fez história ao conquistar o primeiro ouro do Brasil e da América Latina em uma Olimpíada de Inverno, na prova do slalom gigante.

A semana também foi marcada pela morte do ator Robert Duvall, aos 95 anos, ícone de Hollywood, e do líder dos direitos civis Jesse Jackson, nos Estados Unidos. No Brasil, casos policiais, atrasos em voos provocados por drones no Aeroporto de Cumbica e a desclassificação de Edilson Capetinha no “BBB 26” movimentaram as redes sociais mesmo em meio à folia.

Fonte: g1

Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

Encontre uma reportagem