Com a proximidade do Carnaval, muitas pessoas começam a planejar suas viagens para a praia. E é nesse momento que os golpistas aproveitam para aplicar o famoso golpe do aluguel falso, deixando muitas pessoas frustradas e sem dinheiro.
O golpe funciona de maneira muito simples: o estelionatário cria anúncios de aluguel de imóveis com preços muito abaixo do mercado e com uma excelente localização. Atraídos pela oferta tentadora, muitos incautos acabam pagando adiantado para garantir a reserva da casa ou apartamento.
No entanto, quando chegam ao local combinado, descobrem que o imóvel não existe ou que nunca esteve disponível para aluguel. Muitas vezes, os golpistas usam fotos de imóveis verdadeiros, mas que não têm relação com o endereço anunciado.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento às propostas muito tentadoras. É sempre recomendável priorizar a locação de imóveis intermediadas por imobiliárias ou por pessoas que já foram até o local que deseja alugar.
Outra medida importante é exigir comprovantes de propriedade do imóvel, como fotos do carnê do IPTU e contas de água e luz. Além disso, é recomendável ir até o local ou pedir para alguém próximo verificar se o imóvel realmente existe.
Outra dica importante é evitar antecipar o pagamento, combinando para que o pagamento seja realizado com a entrega das chaves. É importante lembrar que, em geral, as pessoas de boa-fé não costumam exigir o pagamento adiantado.
Com essas medidas simples, é possível evitar cair no golpe do aluguel falso e aproveitar suas férias de verão sem dor de cabeça. Aproveite suas férias com segurança e tranquilidade!