Carnaval de BH já aquece o turismo e hotéis atingem até 70% de ocupação

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Faltando pouco mais de um mês para o início do Carnaval, a procura por hospedagem e pacotes de viagem para Belo Horizonte já é intensa. Após reunir cerca de 6 milhões de foliões no ano passado, quando a taxa de ocupação hoteleira superou 87%, a capital mineira se prepara para uma edição ainda maior em 2026.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG) indicam que a ocupação média dos hotéis da cidade já varia entre 60% e 70%. Em alguns casos, especialmente em estabelecimentos bem localizados, os índices se aproximam da lotação máxima. Os números absolutos ainda não foram divulgados.

Segundo a entidade, os dias de maior demanda continuam sendo sábado, domingo e segunda-feira de Carnaval. No entanto, o movimento de turistas já é percebido também na sexta-feira que antecede a folia e na terça-feira, o que aponta para um aumento no período de permanência dos visitantes na capital.

As regiões Centro-Sul, Savassi, Lourdes, Funcionários e Pampulha estão entre as mais procuradas. A proximidade com os principais blocos, além do acesso facilitado ao transporte e à programação cultural, tem pesado na escolha dos turistas.

A alta procura também é confirmada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV-MG). Segundo o presidente da entidade, Alexandre Brandão, a demanda vem aquecida desde o fim de 2025. “Em dezembro, uma pesquisa de uma grande revista de turismo apontou Belo Horizonte como o sétimo destino mais procurado do Brasil”, afirmou.

Com expectativa de crescimento no número de foliões e na movimentação econômica, o Carnaval de Belo Horizonte reforça sua posição entre os principais destinos da festa no país.

Encontre uma reportagem