sábado, 24 de fevereiro de 2024

Contato

Carnaval: dicas para proteger seu celular e apps de banco nos bloquinhos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Quem pula Carnaval no Brasil sabe que dicas para proteger o celular nos bloquinhos são sempre bem vindas. Afinal, ninguém quer ter dor de cabeça em plena festa!

Nada de ficar exposto(a) a ladrões. Nesse período, o smartphone é bem visado por criminosos, que aproveitam a desatenção das vítimas e a bebedeira em meio às brincadeiras de Carnaval.

Uma das dicas é, na hora de sair para os bloquinhos, retirar os cartões salvos de aplicativos como iFood e Uber. Além disso, prefira levar dinheiro físico, por exemplo, para sacar o smartphone o mínimo possível.

Carnaval e smartphones

No ano passado, somente em São Paulo, mais de 3 mil aparelhos foram alvo de furtos durante o período de festividade.

Mais do que perder o celular, o dispositivo na mão de criminosos torna a vítima sujeita a roubos de contas bancárias.

Com o aparelho em mãos, os bandidos também se aproveitam dos documentos oficiais da vítima, fazendo o roubo de dados como identidade, CPF e mais.

Segurança no bloco

Veja como garantir a segurança do seu celular durante o bloco:

Crie uma senha de bloqueio: não deixe o celular desbloqueado, use sempre uma senha numérica ou desenho para impedir que qualquer pessoa acesse o celular;Apague os cartões: sim, apague todos os dados de cartões automáticos salvos no celular. Aplicativos como Amazon, iFood, Uber, entre outros, costumam salvar os dados dos cartões das vítimas. Faça uma limpeza antes do bloco, isso pode evitar dores de cabeça.Ande com dinheiro: seja um pouquinho old school e ande com dinheiro no bolso! Assim você diminui a quantidade de vezes que o celular pode ser visto por criminosos.Esconda os apps: selecione todos os aplicativos e documentos que são importantes e deixe tudo guardado em uma pasta com senha exclusiva. Tanto o Android quanto o iOS oferecem opções de Pasta Segura. Para isso, basta entrar em “Segurança e privacidade” e buscar por “Pasta Segura”.Cautela na hora das selfies: eu sei que é Carnaval e todo mundo quer registrar o momento com os amigos, mas cuidado! Na hora de sacar o celular para uma foto, procure um lugar longe da multidão e dê preferência para locais mais seguros e movimentados, como por exemplo perto da polícia. Assim, você consegue uma foto bacana sem se expor tanto!

Leia mais notícia boa

WhatsApp terá editor de figurinhas para melhorar comunicaçãoMenino palestino que viralizou ao abraçar médico em Gaza está em segurançaCidade brasileira não registra assassinato há 6 anos. Veja fórmula da segurança

E se eu for roubado?

Bom, ninguém quer que aconteça, mas, caso você seja roubado/furtado em um bloco, a primeira coisa é nunca perseguir o criminoso. Sua vida vale mais que um celular.

Depois, mantenha a calma e siga os procedimentos recomendados:

Bloqueie o aparelho imediatamente e depois faça o registro da ocorrência.

Caso a polícia o ache, futuramente você poderá reaver o aparelho, é difícil mas pode acontecer!

Na hora de tirar selfies, por exemplo, é sempre bom ficar de olho na movimentação ao redor. Não se exponha tanto! Foto: Freepik.

Com informações de Exame.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.