Uma carreta carregada com 58 mil litros de etanol caiu dentro do Rio Araguari, na BR-365, em direção a Uberlândia. O veículo atropelou um homem que pescava e veio a óbito no local. A ocorrência aconteceu na noite da última quinta-feira (17), mas só foi divulgada neste domingo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, após o condutor da carreta perder o controle da direção e atropelar o pescador, o veículo bateu na proteção da ponte e caiu na Represa de Miranda, ficando com seus tanques submersos, inclusive a cabine.
O condutor e a passageira da carreta, ambos 40 anos, conseguiram sair do veículo sozinhos e nadaram às margens do rio. O casal foi resgatado por uma Guarnição Bombeiro Militar que passava pelo local, sendo atendidos posteriormente pela USA – Siate/Bombeiros Militar.
Segundo relatos do motorista, ele perdeu o controle da direção ao desviar de outra carreta que vinha na contramão.
A empresa transportadora foi acionada para providenciar o transbordo da carga e retirada do veículo. A carreta não apresentava pontos visíveis de vazamento.
Um guincho de Belo Horizonte foi deslocado para fazer a retirada do veículo, sendo necessária a atuação de uma equipe de mergulho, que realizou a conexão dos mangotes nas saídas do tanque em local submerso.
Por questões de falta de segurança da pista (visibilidade), as atividades foram encerradas por volta de 20h30 e retomadas na manhã deste sábado (19).
O transbordo do segundo tanque e retirada da carreta bitrem de dentro da represa, com auxílio de guindaste, foram então iniciados. Houve a interrupção da rodovia no período da tarde.
O trabalho foi concluído neste domingo.
