Depois de uma grande valorização durante o período da pandemia, o preço dos veículos seminovos vem se adequando a nova condição de mercado com movimento inverso, com alguns modelos perdendo valor.
Um levantamento realizado pela Mobiauto, startup do segmento automotivo, apontou a desvalorização dos dez carros seminovos mais oferecidos para revenda no Brasil.
+ Picapes: veja 6 lançamentos aguardados para 2023
A pesquisa leva em consideração os dez veículos mais anunciados na plataforma, ano-modelo 2022, 2021, 2020 e 2019. A lista contempla envolve: Chevrolet Onix, Fiat Strada, Fiat Toro, Ford Ka, Hyundai HB20, Hyundai Creta, Jeep Compass, Jeep Renegade, Toyota Corolla e Volkswagen Gol.
O Ford Ka, modelo 2020, foi o campeão entre esses modelos, com uma variação negativa de 2,58%. Confira:
Dez veículos mais ofertados e sua desvalorização (Mobiauto Divulgação) (Crédito:Mobiauto Divulgação)
Versão mais desvalorizadas
A pesquisa também mostra as versões que mais valorizaram e as que mais apresentaram queda nos preços – o universo abrange um total de 163 veículos pesquisados.
Versões mais valorizadas:
Fiat Strada Working 1.4 / 2020: 3,86%
Chevrolet Onix 1.4 Effect / 2019: 3,67%
Hyundai HB20 1.0 Evolution / 2021: 2,56%
Enquanto os modelos mais bem colocados na pesquisa indicam versões mais acessíveis, os três piores do ranking de depreciação, como era de se esperar, são modelos mais caros – que se valorizaram muito durante a pandemia, e, passado o “regime de exceção”, começam a voltar aos preços mais coerentes.
Versões desvalorizadas:
Jeep Compass TDI Série S 4WD / 2019: -15,87%
Jeep Renegade Longitude TDI 4×4 / 2021: -13,72%
Toyota Corolla 2.0 Altis S / 2021: -13,69%
Ford Ka modelo 2020 teve a maior desvalorização entre os dez modelos mais ofertados na Mobiauto (Crédito:Ford Divulgação)
O post Carros seminovos desvalorizam; confira o modelo que mais perdeu valor apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.