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Carros seminovos e usados vivem momento histórico no país

Por Dentro De Tudo:

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Os carros seminovos e usados estão valorizados em um nível quase nunca visto no mercado, e o momento é ideal para quem faz essa escolha. Um cenário que tem surpreendido empresários do setor e clientes. Segundo dados da Fenauto, entidade que representa a cadeia de lojistas de veículos multimarcas do Brasil, no acumulado de 2021, as vendas desses modelos estão cerca de 50% maiores na comparação com o mesmo período do ano passado.

Já informações da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) dão conta de que, entre fevereiro de 2020, antes da pandemia, até os registros do último mês de julho, os preços do usados e seminovos subiram quase 25%, ao passo que, no intervalo correspondente, a valorização dos modelos zero quilômetro não chegou a 20%.

“Algumas concessionárias estão pagando até 100% da tabela, que até há alguns dias servia só como referência. Tem modelos, inclusive, que o dono consegue receber mais do que foi pago quando novo. O volume de negócios no segmento de seminovos e usados está realmente em uma crescente no Brasil. Para quem deseja vender um carro, é uma chance para ter uma renda extra, até para realizar novos investimentos”, diz o diretor comercial da AutoMAIA Veículos, revenda referência em Belo Horizonte, Flávio Maia.

Se pode ser chamado assim, parece que está acontecendo mesmo um descompasso no que era natural no mercado automotivo. A pandemia ditou um ritmo mais lento de produção nas fábricas, linhas de montagem inteiras pararam pela falta do chip semicondutor (componentes fundamentais para a fabricação de carros, que acabaram sendo direcionados para a indústria de eletroeletrônicos), os produtores asiáticos voltaram-se fortes para o mercado interno, e o resultado principal é a falta do carro zero nos estoques. As entregas atrasaram e desanimaram o consumidor, que correu para a vitrine de usados.

“Os transtornos nas montadoras já afetam a produção no país, com mais de 250 mil veículos deixando de ser feitos e, no mundo, devem ser mais de 7 milhões de carros a menos em 2021”, continua Flávio Maia.

Entre outros fatores que influenciam nesse momento em particular, está o fato do carro ter se tornado uma barreira sanitária, uma forma de proteção contra o coronavírus. Estar em um carro próprio, sem compartilhar o espaço com outras pessoas, como no transporte público, é algo que faz a diferença. Por outro lado, a queda na qualidade dos serviços de mobilidade contratados por aplicativos, e a escolha de muita gente por trocar de veículo, haja visto os gastos mais modestos com entretenimento e grandes viagens, por exemplo.

Tudo o que contribui para a procura e valorização maiores dos modelos seminovos e usados. “Estão valorizados em um nível como nunca estiveram. É a hora de vender. Quem tem um carro e não usa tanto, esse é um momento oportuno”, dá a dica o empresário.

SUCESSO DE PONTA A PONTA

A AutoMAIA é destaque no ramo automotivo em Belo Horizonte e Minas Gerais. Conta hoje com 22 funcionários e é uma das revendas de veículos mais conhecidas na capital. Um direcionamento central do trabalho são os processos digitais. Somando todas as redes digitais, a empresa contabiliza mais de 100 mil seguidores e, em média, 800 mil clientes por mês têm contato com a marca partindo de alguma plataforma virtual.

Para Flávio Maia, o sucesso do negócio está ligado ao foco da empresa em carros 100% selecionados e a uma gestão baseada em quatro pilares: cultura organizacional forte, gestão humanizada, decisões baseadas nos números, profissionais altamente especializados e focados no cliente.

A média de quilometragem dos carros hoje na AutoMAIA não chega a 25 mil quilômetros rodados, e encontrar este padrão de carro não é fácil. Mais de 60% do estoque é vendido em até sete dias – como analisa Flávio Maia, esse perfil de carro se vende sozinho.

Para onde se olha, em todos os cantos da empresa tem um quadro que referencia Nosso Jeito de Ser. Todas as surpresas do dia a dia precisam ser tratadas como os princípios escritos nesse quadro. “Também somos extremamente rigorosos com nossos processos. Eles complementam a ‘receita do bolo’ para a satisfação do cliente”, continua Flávio Maia.

“Não temos os carros mais baratos do mercado, mas a qualidade é imbatível. Queremos nos posicionar como a primeira opção para vender ou para comprar um carro 100% selecionado. Um dos itens que está em nosso ‘jeito de ser’ é que, aqui, os clientes podem fazer negócio de olhos fechados. Trabalhamos muito forte para que isso ocorra na ponta.”

DIFERENCIAL PELA ARQUITETURA

O ambiente da loja, com 800 metros quadrados, de frente para a Avenida Amazonas, no Barro Preto, muito mais que um showroom, é um lugar onde os traços arquitetônicos modernos se sobressaem para oferecer ao cliente uma experiência completa, de comodidade e bem-estar. Valores que se somam à escolha pelo carro.

Nas instalações, lounge de convivência, espaço para café, jardim vertical, fraldário, espaço pet, e muito mais. Tudo para receber o cliente e sua família quando o momento da realização desse sonho, a hora de ter um carro, acontece. “A experiência com o cliente não se encerra no momento do negócio. Pelo contrário, começa aí. Há que se cuidar desse cliente. Quando precisar de um novo serviço ou produto, a ideia é que sejamos sua primeira opção. O foco é o seu bem-estar. Despertar emoção”.

POR TRÁS DE TUDO ISSO

O jovem empresário Flávio Maia, de 38 anos, se declara um verdadeiro apaixonado pelo ramo automotivo. Uma identificação tão forte que, aos poucos, foi virando coisa séria. Os caminhos percorridos na vida e na profissão o levaram a fundar a AutoMAIA Veículos, nascida em Belo Horizonte em 2016, fruto de um desejo profundo de explorar e vivenciar esse universo.

Para Flávio, cada carro é único. Pode ser o mesmo modelo, a mesma cor, a mesma quilometragem, mas nunca é igual – tem toda uma história por trás. E, para quem procura raridades, a AutoMAIA é o lugar certo. “Costumo dizer que eu brinco de comprar e vender carro. É uma diversão”, finaliza.

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