Antes mesmo do início da Black Friday, grandes redes de varejo foram notificadas por publicidade enganosa e descumprimento de ofertas. A fiscalização foi realizada pela Secretaria de Defesa do Consumidor (Sedcon) e pelo Procon-RJ, que identificaram divergências entre o anunciado e o valor final dos descontos. O prazo para que as empresas apresentem defesa é de 15 dias.
Desde outubro, Procons de todo o país monitoram as promoções, visando garantir que os consumidores tenham informações corretas. Em um dos casos, um anúncio que prometia desconto de 30% ofereceu apenas 23% no momento da compra. Outro erro constatado foi a apresentação de um produto com o mesmo valor antes e depois do “desconto” anunciado, e uma terceira irregularidade envolveu um desconto via cupom que não foi aplicado no pagamento via Pix, conforme prometido no site.
Uma das empresas justificou a situação como um erro no sistema, enquanto outra declarou que preza pelo atendimento ao consumidor e está disponível para esclarecimentos.
A Sedcon reforça que todas as promoções devem estar claramente descritas, garantindo que consumidores e lojistas tenham uma experiência justa e confiável durante a Black Friday.
O que dizem as empresas?
O Grupo Casas Bahia, responsável pela Casas Bahia e pelo Ponto Frio, afirma que até o momento não foi notificado oficialmente sobre o caso mencionado e se coloca à disposição dos órgãos de defesa do consumidor para colaborar com qualquer esclarecimento necessário.
“O atendimento ao consumidor é um dos pilares fundamentais do grupo, e sua atuação visa sempre oferecer a melhor experiência de compra e atender com excelência às necessidades de seus clientes”, diz.
Em nota, a Casa&Video diz que houve um equívoco no sistema, o que resultou na exibição repetida de valor promocional incorreto do produto em questão. “Esclarecemos que o valor final correto é de R$ 399, e não está dentro do portfólio dos produtos em promoção”, afirma a varejista.
A empresa diz ainda que o erro foi prontamente identificado, e todas as providências necessárias já foram tomadas para a retificação.
O secretário da Sedcon, Gutemberg Fonseca, afirma em nota que as promoções ofertadas devem sempre estar apresentadas de forma clara com relação aos preços e às características dos produtos.
“Sabemos que a Black Friday é uma grande oportunidade tanto para consumidores quanto para lojistas fecharem bons negócios e salientamos que as boas práticas de consumo devem ser mantidas neste período”, diz.
Fonte: Agências, Foto: Divulgação