O primeiro caso confirmado de febre maculosa em Pedro Leopoldo, noticiado com exclusividade pelo Por Dentro de Tudo na tarde desta segunda-feira (29), ganhou repercussão estadual e passou a ocupar espaço nos principais veículos de imprensa de Minas Gerais nesta terça-feira (30).
Logo após a divulgação feita pelo DT, jornais e portais de grande circulação publicaram matérias destacando a confirmação do caso e a atenção das autoridades de saúde. A notícia reforça a gravidade da situação epidemiológica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já que dias antes Caeté registrou duas mortes pela doença e decretou situação de emergência em saúde pública.
Em Pedro Leopoldo, a confirmação foi feita pela prefeitura e envolve um homem de 48 anos, morador da zona rural, que foi hospitalizado, tratado e curado da doença no próprio município. O registro marcou o primeiro caso oficial da febre maculosa em 2025.
Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais investiga a morte suspeita de um paciente em Matozinhos, também na Grande BH, por possível infecção da doença.