O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou, nesta segunda-feira (22), Matteos França Campos, de 32 anos, pelo assassinato de sua mãe, a professora Soraya Tatiana Bomfim França, de 56 anos. O crime, que chocou Belo Horizonte e Região Metropolitana, aconteceu em julho deste ano.
Segundo a denúncia, o acusado deve responder por feminicídio, ocultação de cadáver e fraude processual. A acusação foi encaminhada ao 1º Tribunal do Júri de Belo Horizonte, que irá analisar se recebe ou não a denúncia. Caso seja aceita, terá início a fase de instrução processual, com a oitiva de testemunhas de acusação e defesa, interrogatório do réu e, posteriormente, a decisão sobre o julgamento em júri popular.
O promotor de Justiça Caio Augusto Bogus explicou que o Ministério Público também pediu a manutenção da prisão preventiva de Matteos e a fixação de um valor mínimo de reparação de danos em favor dos familiares da vítima.
Relembre o crime
O corpo da professora Soraya Tatiana foi encontrado em 20 de julho, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após denúncia anônima. A vítima estava parcialmente coberta por um lençol, com sinais de violência e sem documentos de identificação. Ela estava desaparecida desde a noite do dia 18.
Matteos França Campos foi preso no dia 25 de julho e confessou o crime. Segundo o depoimento, ele teria matado a mãe por esganadura após uma discussão motivada por dívidas acumuladas em apostas esportivas e empréstimos consignados.
Soraya Tatiana era professora de História dos 7º e 9º anos no Colégio Santa Marcelina, em Belo Horizonte, onde trabalhava desde 2017. Colegas e estudantes a descrevem como uma profissional dedicada e querida pela comunidade escolar.
O caso agora segue para análise da Justiça, que decidirá se Matteos irá a júri popular.
📸 Foto: Reprodução/Redes sociais
✍️ Matéria: Amanda Antunes e Vinícius Brito – Rádio Itatiaia