O mais recente boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, aponta crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 10 estados brasileiros, especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
De acordo com o levantamento, rinovírus e o Sars-CoV-2 (Covid-19) são os principais responsáveis pela alta recente. O cenário preocupa porque o rinovírus atinge mais crianças e adolescentes, enquanto a Covid-19 tem maior impacto sobre adultos e idosos.
Entre os estados com incidência em nível de alerta, risco ou alto risco, estão Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso.
A pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, reforça a importância da vacinação, especialmente para grupos de risco. Idosos devem receber reforço a cada seis meses, enquanto imunocomprometidos precisam de reforço anual.
Segundo o boletim, nas últimas quatro semanas, os casos positivos de SRAG tiveram como causas principais: rinovírus (48,9%), Covid-19 (15,5%), vírus sincicial respiratório (20,8%), além de influenza A (8,3%) e influenza B (1,8%).
📍 A região Sul é a única sem registro de aumento da doença.
Fonte: Boletim InfoGripe/Fiocruz – Hoje em Dia