A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou neste sábado (3) que está investigando casos de pessoas que tentaram ou tomaram três doses de vacinas contra a Covid-19 em três cidades do Estado. A pasta não informou quantos são, nem o nome das cidades onde isso teria ocorrido, mas afirmou que foi acionada pelas Superintendências Regionais de Saúde de Juiz de Fora, na Zona da Mata e Barbacena, na região Central do Estado, para a ocorrência desses tipos de casos no mês passado.
A regional de Juiz de Fora, segundo a SES-MG, já enviou os casos apurados de duas cidades para investigação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no dia 30 de junho. Já a regional de Barbacena, ainda faz apurações em uma terceira cidade.
“A Secretaria esclarece, ainda, que os indivíduos previamente vacinados que omitem essa informação para receberem doses adicionais, de forma intencional, estão sujeitos a sanções legais e éticas e, havendo identificação de usuário que tenha praticado o ato, os dados serão encaminhados ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, para providências cabíveis”, disse a SES-MG em nota.
A secretaria informou que o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) não recomenda a administração de doses adicionais de vacinas contra a covid-19.
“Sendo assim, no caso de pessoas que já receberam o esquema completo contra a covid-19 (duas doses), não há a recomendação da administração de doses adicionais do referido imunizante”, pontuou a pasta.