Cemig alerta para cuidados com a rede elétrica durante férias escolares

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Com o recesso escolar de julho, crianças e adolescentes passam mais tempo em casa, aumentando a exposição a riscos domésticos, especialmente os ligados à rede elétrica. Diante desse cenário, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) faz um alerta à população e reforça orientações para garantir a segurança dos pequenos durante o período de férias.

De acordo com o Anuário Estatístico da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2024, foram registrados 80 acidentes por choque elétrico com vítimas de até 15 anos no Brasil — sendo 49 fatais. Desde 2013, o país já contabiliza 787 mortes de crianças e adolescentes por esse tipo de ocorrência.

Além dos choques, os incêndios causados por sobrecarga ou curto-circuito também representam ameaça. Em 2023, 14 jovens morreram em incêndios de origem elétrica. O acumulado desde 2013 chega a 186 óbitos.

O engenheiro eletricista da Cemig, Demetrio Aguiar, aponta que muitos desses acidentes são causados pelo uso inadequado de instalações elétricas ou pela ausência de dispositivos de segurança. “A instalação do Interruptor Diferencial Residual (IDR), por exemplo, pode salvar vidas”, afirma.

Entre as medidas simples recomendadas estão:

  • Uso de protetores de tomada em todos os cômodos;
  • Evitar o uso de benjamins e “Ts”, que podem causar sobrecarga;
  • Nunca utilizar eletrodomésticos com o corpo molhado ou descalço;
  • Respeitar as orientações de segurança e faixa etária de brinquedos eletrônicos;
  • Optar por produtos com selo do Inmetro;
  • Evitar o uso de celulares, tablets e videogames durante o carregamento;
  • Desligar eletrônicos da tomada durante tempestades, prevenindo danos por descargas elétricas.

A Cemig reforça que atitudes simples no dia a dia contribuem significativamente para a prevenção de acidentes, proporcionando um período de descanso mais seguro para todos.

Foto: Reprodução/Internet

Fonte: Agência Minas

#segurança #energiaelétrica #fériasescolares #cemig #infância #cuidadosdomésticos #choqueelétrico #acidentedoméstico

Encontre uma reportagem