sexta-feira, 19 de abril de 2024

Contato

Centro de referência poderá atender quatro mil animais abandonados na RMBH

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma parceria formalizada entre a Anglo American e a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) com investimentos de R$ 3 milhões da empresa, irá beneficiar aproximadamente quatro mil animais da Região Metropolitana de Belo Horizonte ao longo de três anos.

A Associação Mineira de Defesa do Ambiente assumirá, além de outras ações, a administração de um centro de referência em bem-estar de fauna doméstica que estava praticamente abandonado em Matozinhos. Foram repassados à instituição R$ 200 mil para trabalhos emergenciais, de modo a garantir a segurança e condições de abrigo de aproximadamente cem animais que hoje estão sob os cuidados do centro.

Além da manutenção do espaço, serão realizadas iniciativas de capacitação e apoio na execução de políticas públicas sobre animais de rua, sensibilização da população, campanhas de comunicação e engajamento de voluntários. 

“Mais do que um programa de acolhida de animais de rua, esta parceria é pioneira pelo seu grande potencial de estruturar políticas públicas relacionadas à fauna doméstica nos municípios”, explica Aldo Souza , diretor técnico de Projetos e Sustentabilidade da Anglo American no Brasil. 

A nova unidade não tem o objetivo de receber animais abandonados, mas de promover a capacitação de gestores públicos municipais sobre as melhores técnicas de manejo de animais domésticos que estejam nesta situação, adoção responsável e abrigamento temporário, além de incentivar boas práticas nos cuidados com os animais nos municípios mineiros.

O projeto é fundamental para compor a política estadual de gestão da fauna doméstica, atribuição recém assumida pela pasta ambiental mineira.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.