Uma megaoperação da Polícia Militar para garantir a segurança das Eleições 2020 foi lançada nesta quinta-feira (12). Logo cedo, as viaturas saíram do pátio da Academia de Polícia Militar, no bairro Prado, para buscar as urnas no centro de apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).
Na madrugada do próximo domingo (15) os equipamentos serão entregues nos locais de votação.
Cerca de 38 mil policiais trabalharão até o próximo domingo para garantir que tudo ocorra bem. Ao todo, 550 militares saíram de Belo Horizonte, nesta manhã, em 130 viaturas. Mais de 500 municípios vão receber o reforço no policiamento, que também vai contar com militares da administração das 19 regionais no interior do Estado.
“A alocação de efetivo qualificado para aumentar a segurança nas cidades menores é de fundamental importância para a normalidade do pleito eleitoral deste ano. É sabido por todos o acirramento das disputas eleitorais, principalmente, no âmbito municipal”, informou o diretor operacional da PM, Coronel Alexandre Magno.
O planejamento da operação Eleições 2020 começou em agosto e contou com orientações do TRE-MG. Todos os PMs devem cumprir procedimento operacional padrão nas abordagens, mas com as devidas medidas de prevenção à transmissão do coronavírus.
De acordo com o tribunal, no dia da eleição as pessoas só poderão entrar nas seções eleitorais usando a máscara facial e devem manter o distanciamento social nas filas enquanto aguardam a vez de votar. Segundo o coronel Alexandre Magno, caso haja resistência da pessoa em utilizar o equipamento, o presidente da seção, autoridade máxima do ponto de vista eleitoral, pode requisitar os policiais para orientá-la e, nos casos extremos, até mesmo conduzi-la por desobediência.