quinta-feira, 28 de março de 2024

Contato

Cerca de 60 mil alunos poderão voltar às aulas presenciais na rede estadual de MG

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O governo de Minas Gerais prevê que cerca de 60 mil alunos do terceiro ano do ensino médio poderão voltar às atividades presenciais no próximo dia 19, na rede estadual de ensino. O número foi estimado com base nas cidades que atualmente estão na Onda Verde do programa de flexibilização Minas Consciente.

O estado ainda não possui uma lista com as cidades que de fato vão retomar as aulas em Minas Gerais. A decisão cabe a cada prefeito. “A presença dos alunos na escola é um direito de escolha dos responsáveis porque nós seguimos com a execução do nosso modelo remoto de atividades”, disse a secretária de Educação de MG, Júlia Sant’Anna, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (1º).

A falta não será computada. Ao todo, a rede estadual de ensino possui 1,7 milhão de alunos. Os protocolos para a retomada das atividades de ensino foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na última terça.

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, o estado tem mais de 298 mil casos confirmados de coronavírus, dos quais 7.436 acabaram em morte. Nas últimas 24 horas, foram registrados 76 óbitos.

Cronograma

Na próxima segunda-feira (5), de acordo com o cronograma do estado, os diretores vão se reunir com funcionários para planejar o retorno dos alunos. Inicialmente, apenas os estudantes do terceiro ano voltarão para as salas de aula.

Entre os dias 5 e 9 de setembro, eles farão uma avaliação diagnóstica através do aplicativo Conexão Escola, usado nas atividades remotas. De 12 a 16 de outubro, haverá o recesso da Semana do Professor.

As atividades nas escolas começam no dia 19, intercalando atividades remotas e presenciais. Os professores ficarão na escola semana sim, semana não. Nos intervalos, responderão dúvidas por meio do app.

“Garantir que esse professor que está presencialmente nas semanas 1 e 3 tenha condição de fazer atendimento de alunos por aplicativo nas semanas 2 e 4”, disse Júlia Sant’Anna.

Ainda segundo a secretária de Educação, o ano escolar será encerrado no dia 31 de janeiro de 2021.

Fonte: Agência Minas e Globo.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.