A taxa de incidência da Covid-19 segue em alta em Belo Horizonte, indica boletim do Comitê Popular de Enfrentamento à doença divulgado nesta sexta-feira (1º). Segundo o balanço, a chance de encontrar alguém infectado chega a ser de 100% em lugares com mais de 1,4 mil pessoas.
O infectologista Carlos Starling explica que isso se deve ao número de casos por 100 mil habitantes — atualmente em 381, com base nos últimos 14 dias. Na sexta passada (23), data da última publicação do boletim, o índice era de 348, alta de 9%.
Aglomerações exigem o uso de máscara. Você só vai estar seguro se estiver com o item e vacinado”, reforça o especialista.
Segundo o boletim, as chances de encontrar uma pessoa com Covid-19 em uma reunião familiar de 10 pessoas é de 4%. Em salas de aula, com 50 alunos, é de 17%. Em bares e restaurantes movimentados, com 200 pessoas, chega a ser de 53%. No Mercado Central, sobe para 78%.
Já em grandes shoppings centers, que movimentam cerca de 2 mil pessoas simultaneamente, e em estádios de futebol, é certeza de encontrar alguém infectado com a Covid-19.
Fonte: Hoje em Dia.