A OpenAI anunciou novos recursos de controle parental para o ChatGPT, permitindo que pais e responsáveis vinculem suas contas às de adolescentes e definam como eles utilizarão a tecnologia. Além disso, os responsáveis poderão receber alertas caso ocorram conversas consideradas problemáticas. De acordo com a empresa, essa ferramenta já está disponível para todos os usuários, e o adolescente pode enviar um convite para que o pai ou responsável conecte a conta dele.
Esse lançamento ocorre em um contexto onde, nos Estados Unidos, aumentam os processos de pais que acusam aplicativos de inteligência artificial de prejudicar a saúde mental de jovens e até de incentivar o suicídio. Quando ativado, o recurso aplica automaticamente proteções adicionais, como a redução de conteúdo gráfico, desafios virais, dramatizações sexuais, românticas ou violentas, além de ideais de beleza extremos. A OpenAI esclareceu que os pais têm a opção de desativar essa configuração, mas os adolescentes não podem fazer alterações.
Ao ativar o controle parental, é possível definir horários de uso, bloquear imagens, desligar a função de voz, controlar a memória e restringir o treinamento, impedindo que as conversas dos filhos sejam utilizadas pela OpenAI para treinar o modelo. Para ativar essa funcionalidade, os responsáveis devem acessar as configurações do ChatGPT, clicar em “Controle dos pais” e enviar um convite para o filho, que receberá a notificação por e-mail ou SMS. Após a aceitação do convite e o vínculo das contas, os responsáveis poderão ajustar as configurações.
Dentro do controle parental, o ChatGPT também ganhou um recurso que alerta os pais quando um adolescente participa de conversas consideradas sensíveis ou problemáticas. Se a tecnologia identificar o que é classificado como “danos potenciais”, uma equipe treinada da OpenAI analisará a situação e entrará em contato com os responsáveis por e-mail, SMS e notificação no celular. A OpenAI destacou que muitos adolescentes buscam o ChatGPT em momentos difíceis, por isso o sistema de notificação foi criado para ajudar os pais a perceberem se algo pode estar seriamente errado.
Fonte: g1. Crédito da foto: RDNE Stock project/Pexels.