fbpx

CHEGADA DO INVERNO | Campanha alerta sobre a importância da respiração correta

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O modo como respiramos pode beneficiar ou trazer prejuízos à saúde. Respirar pelo nariz ajuda a prevenir doenças e aumenta a qualidade de vida. Já quem respira pela boca eleva as chances de ter problemas dentários, alterações na fala e na mastigação, deformidades faciais, sonolência ao longo do dia, dificuldade de concentração e aprendizagem e irritabilidade. 
 

Essa rota de entrada do ar também traz maior risco de contrair infecções, conforme alerta o diretor da Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Dr. Ricardo Dolci.
 

“Ao respirarmos pela boca, o ar impuro passa sem filtro e chega frio aos pulmões. A respiração nasal é a melhor forma para o bom funcionamento do organismo, pois ela filtra, umidifica e aquece o ar, deixando-o preparado para oxigenar o nosso corpo,” explica o médico otorrinolaringologista. 
 

Os diferentes efeitos da respiração pelo nariz e pela boca para a saúde serão abordados, de hoje (19) a sábado (24), na Campanha da Respiração Nasal, promovida pela Academia Brasileira de Rinologia e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, com o apoio da Libbs Farmacêutica. A iniciativa reúne médicos otorrinolaringologistas para conscientizar a população sobre a importância da respiração correta para uma melhor qualidade de vida.  
 

Diversas causas podem impedir a passagem adequada do ar pelo nariz. Infecções respiratórias virais, como gripe, resfriados e Covid-19, que se tornam mais comuns no inverno, tem como sintoma recorrente a obstrução nasal, levando as pessoas a respirar pela boca. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que aproximadamente 1 bilhão de pessoas por ano sejam contaminadas pelo vírus influenza, responsável pela gripe. 
 

A sensação de nariz entupido também se manifesta em doenças como a rinite alérgica, que atinge mais de 400 milhões no mundo, segundo a Organização Mundial da Alergia. E quem sofre com amígdalas grandes, desvio de septo, pólipos nasais e adenoide aumentada, popularmente chamada de carne esponjosa, também tem dificuldade de praticar a respiração da forma certa.

“Por isso, é importante prestar atenção à forma como se está respirando. Quem respira pelo nariz tem muitos benefícios, como o desenvolvimento facial e dentário correto, a melhora da função cerebral, do desempenho físico, do sono e do equilíbrio emocional”, esclarece Dolci. 
 


 

Serviço

Campanha da Respiração Nasal 2023
Data: de 19 a 24 de junho 
Acompanhe pelos canais: Instagram @otorrinoevoce, @aborlccf, @academiaderinologia e @familiarespira.oficial.

Encontre uma reportagem