Onze cidades da Região Metropolitana e Central do estado tiveram o abastecimento de água interrompido de forma parcial ou total, por causa das fortes chuvas que atingem Minas Gerais. A Copasa, que é responsável pelo gerenciamento do sistema de abastecimento em diversas cidades, informou que 38 localidades foram afetadas no estado e que reforçou as equipes que atuam nos reparos.
Em Nova União e no distrito de Casa Branca, em Brumadinho, as estações de tratamento foram inundadas pelas cheias de rios e córregos que passam pelas regiões. Segundo a Copasa, o abastecimento deve ser normalizado na terça-feira (11).
O problema também se repete no distrito de Serra Azul, em Mateus Leme e nos bairros Boa Vista da Serra, Jardim da Boa Vista e Jardim Leme, na localidade de Boa Vista da Serra, e nos bairros Canaã, Centro, Cidade Nova I, Cidade Nova II, Distrito Industrial III e Nova Esperança, em Juatuba. Segundo a companhia, técnico trabalham para normalizar a distribuição de água ate está segunda-feira (10).
Em Belo Horizonte, moradores dos bairros Conjunto Paulo VI e Paulo VI, na região Nordeste, devem ter o abastecimento de água normalizado, amanhã. Segundo a Copasa, uma adutora se rompeu. Por causa da chuva forte que atinge a capital, técnicos da Companhia aguardam a estabilidade do terreno por onde passa a tubulação para que a manutenção seja concluída.
No interior, a situação também é crítica em Conselheiro Lafaiete. A estação de tratamento de água foi atingida por uma inundação. A precisão é que o abastecimento seja normalizado na terça-feira (11). Em Ouro Branco, o serviço está sendo realizado de forma intermitente.
O fornecimento de água está ocorrendo de forma parcial em Barão de Cocais. A captação de água dos rios São João e do Gusa foram interrompidas, por causa da elevação do nível do rio São João e o assoreamento das áreas de captação.
Técnicos da companhia monitoram os pontos de captação e aguardam a normalização do nível das águas para o restabelecimento gradativo do abastecimento na cidade.
O aumento do nível do rio Tanque causa o mesmo problema na cidade de Santa Maria de Itabira. Ainda de acordo com a Copasa, o fornecimento de água está interrompido nas cidades de Entre Rios de Minas, São Domingos do Prata e Bela Vista de Minas.
Reservatórios
A Copasa monitora a situação dos quatro reservatórios de água, na região metropolitana. O sistema Vargem das Flores, entre as cidades de Betim e Contagem atingiu 100% da capacidade. Nesse sábado, a companhia iniciou a vazão para liberar o excesso de água. O mesmo procedimento é realizado na represa Serra Azul, que também atingiu a capacidade máxima.
O reservatório Rio Manso e o sistema Paraopeba atingiram 100% da capacidade de armazenamento.