Chuvas causam desabamentos em Belo Horizonte e São José da Lapa; Defesa Civil interdita casa e alerta para riscos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de Belo Horizonte neste domingo (2), Dia de Finados, provocaram dois deslizamentos de terra, com registro de danos estruturais em residências. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender às ocorrências em Belo Horizonte e São José da Lapa, e apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Em Belo Horizonte, o deslizamento ocorreu na Vila Nossa Senhora do Rosário, no bairro Pompéia, região Leste da capital. Parte de um muro cedeu, assustando moradores da área. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma obra nos fundos de um imóvel pode ter contribuído para a movimentação do solo. A Defesa Civil Municipal foi acionada e realizou vistoria no local.

Já em São José da Lapa, uma idosa precisou ser resgatada após a água invadir a residência no bairro Dom Pedro I, dificultando sua saída. Os bombeiros constataram que a escada da casa desabou com o impacto da chuva, comprometendo a estrutura. A Defesa Civil interditou o imóvel, e a moradora foi encaminhada para a casa de parentes.

A Defesa Civil reforça as recomendações de segurança para moradores de áreas de risco geológico:

Evitar permanecer em residências em terrenos muito inclinados ou sujeitos a soterramentos; Buscar locais seguros em caso de instabilidade; Ficar atento a sinais de deslizamento, como trincas nas paredes, rachaduras no solo, portas e janelas emperradas, postes ou árvores inclinados e água empoçando ou minando do barranco.

Em situações de emergência, o órgão orienta acionar a Defesa Civil pelo número 199.

📸 Crédito da imagem: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Encontre uma reportagem