fbpx

Chuvas de outubro diminuem média diária de incêndios florestais em Minas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

As chuvas que atingiram Minas Gerais nos últimos dias ajudaram a reduzir consideravelmente os focos de incêndios florestais no estado. De acordo com o Corpo de Bombeiras, a média diária de registros de queimadas caiu de 600 chamadas para apenas 114 nos últimos três dias. 

O cenário pode melhorar ainda mais caso os dias chuvosos continuem no estado. O balanço positivo é apontado pelo tenente Pedro Aihara, porta a voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.  “É isso mesmo, as chuvas que aconteceram nos últimos dias elas contribuíram para redução dos incêndios florestais. Para que o nosso ouvinte ele possa ter uma ideia, nos últimos três dias o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais ele atendeu cerca de 114 ocorrências de incentivo florestal em todo o Estado. Ainda é um número significativo, os incêndios ainda são um problema muito grande, mas isso nem se compara esse dado com o período mais crítico que a gente enfrentou no mês passado, onde nesse mesmo período de três dias nós chegamos a enfrentar aí mais de 600 e até 700 chamadas nesse período”, detalhou. 

Aihara explica ainda que a mudança de estação e a queda nas temperaturas também favoreceram esta queda do número de chamadas envolvendo incêndios em Minas. “Não só pela chuva, mas também pelo quadro associado que nós estamos vivenciando nesse momento com a chegada da primavera nós tivemos uma redução das temperaturas médias e além disso um aumento da umidade relativa do ar. Então a vegetação ela fica numa condição mais adequada a resistir as possibilidades de propagação e de início do incêndio florestal porque ela está mais úmida, ela está menos seca e tudo isso contribui pra que a gente tenha um cenário em relação a incêndios florestais significativamente melhor nesse momento”, contou.

O Porta voz do Corpo de Bombeiros conta ainda que com a previsão de chuvas para os próximos dias a expectativa é que os incêndios diminuam ainda mais em Minas. 

“Ele vai melhorar sim com as pancadas dos próximos dias e também com o cenário geral que foi citado em relação a temperatura, em relação a umidade, a tendência é que a gente entre num período bem mais tranquilo e bem mais sereno. Historicamente os meses mais complicados em relação aos incêndios florestais aqui em Minas Gerais eles são setembro, principalmente, e a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de outubro. Mas ainda assim a gente não deve deixar de observar os cuidados. É importante a gente lembrar que embora a gente esteja saindo do período mais crítico do período de seca, a gente está entrando em um período chuvoso em breve”, recomendou. 

Encontre uma reportagem