fbpx

Chuvas já mataram oito pessoas nesta temporada em Minas Gerais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Enquanto o volume de chuvas se aproximava ontem da metade do previsto para todo o mês na capital mineira, as precipitações provocavam estragos e mais uma morte no interior do estado. O número de óbitos chegou a oito em Minas Gerais, um deles em BH, na temporada, que teve início em outubro e vai até março, segundo o último boletim da Coordenadoria de Defesa Civil de MG. O último foi em Muriaé, de uma mulher de 54 anos. Outras seis pessoas ficaram feridos, 135 desabrigadas e 585 desalojadas, aponta o boletim.

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Belo Horizonte registrou, até a manhã do quarto dia do ano, 147,7 milímetros de chuvas, 44,8% do previsto para todo o mês. Amédia climatológica histórica para janeiro na capital é de 329,1mm. A previsão para hoje é de sol com muitas pancadas de chuva hoje e temperaturas mínima de 19°C e máxima de 28°C na cidade, aponta o Climatempo. 

A situação climática exige atenção. Por isso, a Defesa Civil de BH reforça as recomendações à população como evitar áreas de inundação, não se abrigar nem estacionar veículos debaixo de árvores, atenção em encostas e morros e não atravessar ruas alagadas. Em caso de aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) também divulgou alertas de tempestade e granizo para alguns municípios do interior do estado, incluindo para tempestade severa com raios, vendaval e chuva intensa de granizo. A maior parte dos alertas, como o que envolvia os municípios de Botelhos, Cabo Verde e Luz, valia só até o fim da tarde de ontem.

Encontre uma reportagem