Cia de dança Palácio das Artes abre seleção afirmativa para bailarina negra em BH

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Fundação Clóvis Salgado abriu um processo seletivo inédito para integrar o corpo artístico da Companhia de Dança Palácio das Artes (CDPA), em Belo Horizonte. Pela primeira vez, a seleção é afirmativa e voltada especificamente para a contratação de uma bailarina negra. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 18h do dia 29 de agosto pelo site da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes.

A candidata aprovada terá a oportunidade de participar de espetáculos, montagens coreográficas, intervenções artísticas, óperas e apresentações em diferentes espaços, além de integrar atividades de formação, oficinas, intercâmbios e projetos de mediação cultural.

O processo seletivo será realizado em duas fases eliminatórias: análise de perfil e avaliação prática presencial. Além da vaga afirmativa, a companhia também abrirá uma oportunidade para bailarino do gênero masculino, sem restrição étnica.

A CDPA é um dos três corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado e atualmente reúne 18 bailarinos-criadores, conhecidos por sua abordagem contemporânea, pesquisa coletiva e pela valorização do “criador-intérprete”.

Para participar, é necessário que a candidata seja mulher autodeclarada preta ou parda, tenha pelo menos 18 anos, possua experiência mínima de dois anos em grupos ou companhias de dança e formação completa em Dança, Artes do Corpo ou registro profissional como bailarina. Estrangeiras também podem concorrer, desde que tenham autorização de residência para fins laborais.

Foto: Guto Muniz

Fonte: g1 Minas

Encontre uma reportagem