A passagem de um ciclone-bomba pelo Rio Grande do Sul provocou fortes ventos, destruição e deixou uma pessoa morta nesta quinta-feira (6). As rajadas ultrapassaram 130 km/h e foram registrados danos em pelo menos 105 municípios.
Em Montenegro, um motociclista morreu após ser atingido por uma árvore durante a ventania. Segundo a Defesa Civil, mais de 2,3 mil pessoas ficaram desalojadas e cerca de 228 mil imóveis permaneciam sem energia elétrica na tarde desta sexta-feira (7).
O temporal também derrubou árvores, destelhou imóveis, provocou alagamentos e danificou estruturas. Em Pelotas, parte do muro de um presídio foi derrubada pela força dos ventos. Em Porto Alegre, a operação do Trensurb chegou a ser interrompida após uma árvore atingir a rede aérea de energia.
No Sudeste, os efeitos da ventania também foram registrados. Em Santos (SP), uma rajada chegou a 109 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta de vendaval para 11 estados, incluindo Minas Gerais, com possibilidade de rajadas fortes e novas tempestades.
A previsão indica que as condições de instabilidade podem continuar neste fim de semana, com possibilidade de chuva intensa, granizo e ventos fortes em diferentes regiões.
Foto: Eduardo Rodrigues/Agência Pixel Press/Folhapress
Fonte: O Tempo / Folhapress / Agência Brasil














