Minas Gerais está sob alerta em 358 cidades para tempestades e quedas de granizo nesta terça-feira (25), conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso meteorológico, que se estende até as 10h de quarta-feira (26), é resultado da formação de um ciclone extratropical no litoral do Sudeste, que afeta as condições climáticas do estado, especialmente na região Norte.
De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas intensas, com acumulados de até 100 mm por dia, além de ventos que podem atingir 100 km/h. Essa situação traz riscos como interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos a plantações, quedas de árvores e alagamentos.
As regiões mais impactadas incluem o Vale do Mucuri, Norte de Minas, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste de Minas e a Central Mineira.
**Instruções de Segurança**
– Em caso de ventos fortes: evite se abrigar debaixo de árvores, pois elas podem cair e há risco de descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Se possível, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
– Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
O meteorologista Lizandro Gemiacki, do Inmet, alerta que as chuvas mais intensas devem se concentrar no extremo Norte de Minas, especialmente no Vale do Jequitinhonha, próximo à divisa com a Bahia. As temperaturas devem permanecer estáveis, sem grandes variações.
Embora as instabilidades se movam para o Norte, Belo Horizonte pode ainda registrar chuvas isoladas, principalmente à tarde.
*Fonte: BHAZ*
*Foto: BHAZ*


















