segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Contato

Ciclone no mar e frente fria mudam o tempo no pós-Carnaval

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um ciclone previsto para se formar no oceano, próximo à costa da Região Sul, deve reorganizar o padrão de chuvas no Brasil após o Carnaval. Associado a uma frente fria, o sistema tende a reforçar as instabilidades no Centro-Sul do país, enquanto o Sul pode ter um período de tempo mais firme nos próximos dias.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a formação do ciclone é esperada entre segunda-feira (16) e terça-feira (17). Na quarta (18), o sistema já deve estar mais organizado e afastado da costa, mas ainda com influência suficiente para provocar pancadas de chuva e trovoadas, especialmente no Brasil Central e em áreas do Sudeste.

Na Região Sul, a tendência é de redução das instabilidades na quarta-feira (18), com predomínio de tempo firme no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Se ocorrer chuva, deve ser fraca e isolada, principalmente em áreas litorâneas. Ainda assim, a circulação do sistema pode provocar rajadas de vento de até 50 km/h em trechos da costa.

Já no Sudeste, a aproximação da frente fria deve favorecer o retorno das instabilidades a partir de quarta-feira (18), com possibilidade de chuva moderada a forte em pontos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no centro-sul do Espírito Santo. No Centro-Oeste, pancadas e temporais isolados podem atingir áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A orientação é acompanhar os alertas oficiais da Defesa Civil e atualizações meteorológicas nos próximos dias.

Fonte: Boletim INMET / O Tempo Serviços

Encontre uma reportagem