Ciclone ‘turbinado’ traz frente fria a Minas e deixa estado em alerta para tempestades

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A passagem de um ciclone extratropical de forte intensidade pelo Sul do Brasil está colocando Minas Gerais em estado de alerta para temporais e rajadas de vento durante esta segunda semana de dezembro. De acordo com o Climatempo, as regiões mais impactadas pela frente fria incluem o Sul de Minas, a Zona da Mata Mineira, a Grande Belo Horizonte e o Triângulo Mineiro.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quase todas as cidades do estado estão sob alerta amarelo, que indica “perigo potencial”, ou laranja, que sinaliza “perigo”, em relação às chuvas.

No alerta amarelo, as precipitações podem atingir 30 mm/h ou 50 mm/dia, acompanhadas de ventos de até 60 km/h. No alerta laranja, as chuvas podem chegar a 60 mm/h ou 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h.

O Inmet destaca o risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O desenvolvimento do ciclone extratropical, conhecido popularmente como ciclone “turbinado”, e a frente fria associada ocorrerão entre esta segunda (8) e terça-feira (9). Este fenômeno gera áreas de instabilidade que podem espalhar nuvens carregadas, com potencial para provocar chuvas intensas em pouco tempo, além de muitos raios e ventos fortes.

**Orientações da Defesa Civil**

A Defesa Civil recomenda uma série de cuidados para a população durante este período de chuvas:

– Em caso de raios, evite permanecer em áreas abertas e não utilize equipamentos elétricos.
– Mantenha atenção redobrada, evitando áreas propensas a alagamentos e não trafegue em ruas sujeitas a inundações ou nas proximidades de córregos e ribeirões durante chuvas fortes.
– Não atravesse ruas alagadas e mantenha crianças longe de enxurradas e do entorno de córregos.
– Evite se abrigar ou estacionar veículos sob árvores.
– Esteja atento, especialmente em áreas de encostas e morros.
– Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos e, caso encontre, entre em contato imediatamente com a CEMIG (116) ou a Defesa Civil (199).
– Se notar fissuras nas paredes das casas ou surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, informe imediatamente a Defesa Civil.

Fonte: BHAZ
Foto: [BHAZ](https://ift.tt/5Uoitbf)

Encontre uma reportagem