As obras de reforma da ciclovia da orla da Pampulha no trecho de 7,1 km de extensão, que fica entre a Rua Garopas e o Clube Belo Horizonte, foram concluídas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A ciclovia e a pista de caminhada já estão liberadas para quem quiser pedalar, caminhar, passear, se distrair e apreciar a vista neste fim de semana.
A reestruturação desse trecho contou com a elevação da pista de bicicletas para o nível da calçada, ampliação da largura da ciclovia para 2,5 metros – compatível com ciclovias bidirecionais e com grande fluxo de ciclistas – a instalação de separação física da pista de caminhada por jardins e adequações geométricas.
Travessias de pedestres elevadas em todas as interseções da pista de tráfego dos veículos foram feitas para proporcionar conforto e segurança aos pedestres, principalmente para aqueles com mobilidade reduzida. Foram feitas ainda a readequação de toda a microdrenagem, novas sinalizações de placas, além de pintura no solo.
Mais segurança para quem pedala e caminha
De acordo com Eveline Trevisan, coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans, com a inserção das travessias elevadas para os pedestres e redutores de velocidade, haverá mais segurança para quem pedala ou caminha. “A orla da Pampulha é muito demandada por pedestres e turistas, que são pessoas que poderão fazer seus deslocamentos de forma mais devagar e as travessias vão contribuir muito para a segurança de todos”, explicou.
Com as obras, toda a ciclovia da orla da Pampulha, numa extensão total de 18 km, está no nível da calçada e oferece mais segurança e conforto para os ciclistas. Em maio, foi liberado o primeiro trecho da obra, de 750 metros, entre a Barragem e a Avenida Santa Rosa.
Além da ciclovia da Pampulha, Belo Horizonte conta, atualmente, com 105 km de ciclovias. Segundo a PBH, outros 74 km de projetos executivos já estão prontos para serem implantados e vão fazer a ligação com trechos já implementados, além de alimentar a rede de transporte público, ampliando a integração entre os modais ônibus e bicicleta.
Vale lembrar ainda que o Projeto Cicloviário Orla da Lagoa da Pampulha passou por licitação e recebeu contribuições da comunidade.
Movimento BH Mais Feliz
Outra opção para aproveitar o domingo (24/7) é o Movimento BH Mais Feliz, que oferece uma programação cultural recheada de atividades gratuitas em praças e parques. Os eventos ocorrem simultaneamente, das 9h às 14h, em todas as nove regionais da cidade.
O programa que começa neste domingo, foi lançado na sexta-feira (22/07) em evento realizado no Parque Municipal, no Centro de BH. A programação inclui feiras de gastronomia e artesanato, oficinas de temas variados, como circo, dança de salão, penteado afro, artes marciais e capoeira, além de intervenções musicais.
A proposta do programa é descentralizar o oferecimento de atividades culturais na cidade, além de valorizar e incentivar os artistas de rua, fomentar a economia criativa e atividades econômicas locais.
Nos dias de evento, a Prefeitura vai disponibilizar pontos de internet gratuita nas praças e parques.
Confira a programação:
Centro-Sul: Barragem Santa Lúcia (Av. Arthur Bernardes, 1337 – Santa Lúcia)Barreiro: Praça Amadeo Lorenzatto (Av. Sigmund Weiss – Pilar/Olhos D’Água)Regional Leste: Praça do Santuário de São GeraldoRegional Nordeste: Espaço Vitrine do Ribeiro de Abreu (R. Antônio Ribeiro de Abreu, 885)Regional Noroeste: Praça Santa Cruz (Pedreira Padro Lopes)Regional Norte: Parque Nossa Senhora da Piedade (R. Rubens de Souza Pimentel, 750 – Aarão Reis)Regional Oeste: Praça Carlos Marques (R. Oeste, 40 – Calafate)Pampulha: Praça dos Agricultores (Av. dos Engenheiros, 1499 – Alípio de Melo) Venda Nova: Praça do Cônsul (R. Dr. Álvaro Camargos, com ruas Prof. Aimoré Dutra e Augusto Franco – São João Batista)