Cidade da RMBH confirma caso de gripe aviária em galinha

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou um caso de gripe aviária em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A infecção foi identificada em uma galinha doméstica criada para subsistência, sem qualquer relação com granjas comerciais ou com a produção alimentícia em larga escala.

O caso, classificado como Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), foi confirmado em 26 de julho e o foco segue em monitoramento pelas autoridades sanitárias. A doença, provocada por vírus como H5N1 e H7, apresenta alta taxa de mortalidade entre aves, mas não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos, segundo o Mapa. O Brasil nunca registrou casos da doença em humanos.

Apesar da confirmação, o país segue com o status de livre da gripe aviária em granjas comerciais. O reconhecimento foi concedido em junho, após 28 dias sem novos registros após o controle do foco anterior em Montenegro (RS). O status sanitário é fundamental para manter e retomar as exportações de carne de frango, que haviam sido parcialmente suspensas por vários países.

As autoridades estaduais e a prefeitura de Esmeraldas foram procuradas, mas ainda não se manifestaram sobre o caso.

Fonte: g1 Minas / Ministério da Agricultura

Foto: Divulgação / Governo de SP

#gripeaviaria #esmeraldas #influenzaaviaria #MAPA #avicultura #segurançaalimentar #MinasGerais #produçãoanimal

Encontre uma reportagem