O alto número de novos casos de Covid-19 no Brasil nas últimas semanas fez com que Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana começassem a recomendar – e, em alguns casos, exigir – o uso de máscaras em locais fechados novamente.
Em abril deste ano, algumas cidades começaram a desobrigar o uso. Outras, aguardaram a recomendação do governo de Minas Gerais, que teve início em maio.
No entanto, o uso da máscara seguiu obrigatório no transporte público e também em unidades de saúde.
Veja a seguir o que as prefeituras decidiram até o momento:
Belo Horizonte
No dia 3 de junho, Belo Horizonte publicou no Diário Oficial do Município a recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados a exemplo de salas de aula, cinemas, teatros, elevadores e escritórios.
Betim
Em Betim, na última semana, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório em escolas, farmácias e drogarias. O protetor também é exigido em unidades de saúde e transporte público.
Betim volta a cobrar o uso de máscaras nas escolas públicas e particulares
Caeté
A Prefeitura de Caeté informou que, por enquanto, continua com as mesmas deliberações. Uso obrigatório de máscara apenas em transporte público e ambientes de atendimento em saúde, como postos de saúde e Santa Casa.
Confins
A Prefeitura de Confins estabeleceu desde o dia 31 de maio que o uso de máscara passa a ser obrigatório em ambientes fechados.
Ibirité
A Prefeitura de Ibirité, por meio da secretaria municipal de Saúde, informou que, após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, decidiu por não retornar, neste momento, com a obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes fechados no município.
Itaguara
Desde o dia 3 de junho, Itaguara orienta utilizar a máscara em locais fechados.
Jaboticatubas
A Prefeitura de Jaboticatubas publicou um decreto no dia 3 de junho em que o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 se torna novamente obrigatório em ambientes fechados em toda a cidade.
Segundo a assessoria de imprensa, “a decisão se fez necessária após o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde, detectar um aumento significativo dos casos ativos da doença no município”.
O artigo 2º do decreto informa que também fica obrigatório o uso de máscaras em ambientes abertos para pessoas nas seguintes situações: as que são sintomáticas não confirmadas, pessoas testadas positivas para a doença e indivíduos que tiveram contato com pessoas infectadas.
Matozinhos
A Prefeitura de Matozinhos tornou público Decreto Municipal Nº 3.599, que reforça as medidas de prevenção ao Coronavírus. Diante do aumento de casos, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório nas escolas privadas e públicas municipais, e também, em transportes coletivo e escolar e estabelecimentos e serviços de saúde.
Nova Lima
A Prefeitura de Nova Lima informou que está acompanhando diariamente a evolução epidemiológica da doença no município e deliberando, por meio do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, quanto às medidas a serem tomadas nos próximos dias.
O tema será tratado na próxima reunião ordinária, agendada para quinta-feira (9).
Raposos
Desde o dia 1º de junho, Raposos passou a recomendar o uso de máscaras em locais fechados.
Ribeirão das Neves
A Prefeitura de Ribeirão das Neves informou que, no momento, a situação da cidade está em análise para tomar as medidas necessárias. Assim que uma posição for tomada, ela será publicada nos órgãos oficiais e comunicada à imprensa.
Sabará
A Secretaria Municipal de Saúde de Sabará informou que continua monitorando, diariamente, os índices da Covid-19 no município. No momento, não serão adotadas novas medidas restritivas, bem como a exigência do uso da máscara.
Santa Luzia
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia, está em análise a retomada do uso de máscaras em locais fechados. Ainda não há uma definição sobre a data, mas um decreto com novas diretrizes deve ser publicado ainda nesta semana.
Sarzedo
A Prefeitura de Sarzedo voltou a recomendar o uso da máscara de proteção em ambientes fechados e unidades escolares no último fim de semana.
Vespasiano
O assunto é discutido pela Prefeitura de Vespasiano, que deve tomar uma decisão ainda nesta semana.