Cerca de 5,1 milhões de mineiros já poderiam ter tomado a terceira dose da vacina contra covid-19, contudo não procuram os postos de saúde para se vacinarem. Os dados são de levantamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A terceira dose — responsável por aumentar, ainda mais, a resposta imunológica contra a covid-19 e evitar casos graves da doença — é aplicada, no Brasil, quatro meses após a segunda dose. A cobertura vacinal está em, aproximadamente, 50% do público-alvo (pessoas maiores de 5 anos).
O secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti, pede compromisso da população em tomar a terceira dose. “Confiem na vacina. Ela é segura e eficaz. A dose de reforço é fundamental para evitar hospitalizações e óbitos por covid, principalmente entre os grupos mais vulneráveis”, afirmou.
Baccheretti também reforça que há vacinas disponíveis. “A população precisa entender que o reforço é fundamental para a sua proteção contra a doença. Faço um apelo para que todos procurem o posto de saúde mais próximo e coloque o cartão de vacina em dia”, completou.