Cleitinho e Agostinho Patrus criticam pedágios de Zema: ‘novo IPVA’

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um projeto de concessão de rodovias no Vetor Norte de Belo Horizonte, que previa a instalação de pedágios entre a capital, o aeroporto de Confins e cidades como Vespasiano, Lagoa Santa e Sete Lagoas, foi suspenso após decisão do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

Em vídeo divulgado nas redes sociais, representantes políticos criticaram o modelo de concessão, apontando que a medida poderia se tornar um “novo IPVA” para os cidadãos. Segundo a decisão, foram solicitadas mais informações ao governo estadual antes da continuidade do processo, destacando a necessidade de uma análise que leve em consideração os impactos sobre a população, e não apenas sobre os interesses dos empreendedores.

A decisão de suspender o edital de licitação, que envolve 124 quilômetros de rodovias (MG-10, MG-424, LMG-800), foi tomada de forma preliminar e monocrática, mas ainda poderá ser revisada no âmbito do próprio TCE ou contestada judicialmente.

O projeto gerou intenso debate político, com manifestações contrárias e favoráveis à concessão. Parte dos parlamentares defende o avanço do processo, desde que sejam feitas adequações para proteger os interesses da população. Antes mesmo da suspensão, o governo estadual já havia sinalizado mudanças nas propostas originais, em resposta às críticas.

foto: DER/divulgação

fonte: O Tempo

Encontre uma reportagem