O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) iniciou uma mobilização nas redes sociais, nesta quarta-feira (3), pedindo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vete o projeto aprovado pelo Congresso Nacional que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais. O parlamentar segurava um cartaz com a pergunta: “O que 531 vão fazer, que 513 não consegue?”, chamando atenção para o impacto financeiro da medida.
O projeto foi aprovado em junho e deve gerar um gasto adicional de R$ 65 milhões por ano aos cofres públicos. Para Cleitinho, a ampliação das cadeiras não é justificável. “Se o Lula vetar esse projeto, ele volta para o Congresso, e aí vamos ver quem realmente está ao lado do povo. Se derrubarem o veto, fica claro que o Congresso é inimigo da população”, disse o senador no vídeo.
Apesar de não ser aliado político de Lula, Cleitinho afirmou que apoia medidas que estejam alinhadas com o interesse público. Ele também citou a proposta de taxação dos super ricos, dizendo que quem ganha mais deve pagar mais — mas reforçou que o exemplo deve começar com cortes de gastos dentro dos Três Poderes, como os supersalários do Judiciário.
A declaração ocorre em meio a outras tensões entre o Executivo e o Legislativo. Recentemente, o governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a derrubada, pelo Congresso, do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), usando a Advocacia-Geral da União (AGU).
📸 Foto: Reprodução / Instagram / @cleitinhoazevedo
📍Fonte: Jornal O Tempo
#Cleitinho #VetaLula #CongressoNacional #DeputadosFederais #GastosPúblicos #PolíticaBrasileira #TaxaçãoDosSuperRicos #Supersalários #Senado #Presidência #VetoPresidencial #Brasil2025