O senador Cleitinho (Republicanos) aparece à frente em três dos quatro cenários testados pela pesquisa Real Time Big Data para a eleição ao governo de Minas Gerais. O levantamento mostra o parlamentar à frente do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e do atual vice-governador, Mateus Simões (PSD), que recentemente deixou o partido Novo.
A pesquisa foi realizada nos dias 6 e 7 de outubro, com 1.500 entrevistados e margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
O único cenário em que Cleitinho não lidera é aquele em que seu nome não foi incluído — nesse caso, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PDT), aparece em primeiro lugar.
📊 Votabilidade e rejeição
Cleitinho tem a maior taxa de “votabilidade” entre os nomes testados: 17% dos eleitores afirmam que votariam nele “com certeza” e 28% dizem que poderiam votar. Já Mateus Simões é o candidato com menor rejeição (25%), seguido por Rodrigo Pacheco (58%).
A pesquisa também avaliou cenários para o Senado, indicando Romeu Zema (Novo) e Marília Campos (PT) como os nomes mais fortes. Em 2026, duas vagas estarão em disputa por Minas Gerais.
















