O álbum “Clube da Esquina” (1972), de Milton Nascimento e Lô Borges, alcançou a 9ª posição na lista dos 300 melhores discos de todos os tempos, segundo a revista “Paste Magazine”. Em primeiro lugar, está “Songs in the Key of Life” (1976), de Stevie Wonder.
Além do “Clube da Esquina”, o álbum “Acabou Chorare” (1972), dos Novos Baianos, ficou na 51ª posição do ranking. Esta é a primeira vez que a revista, especializada em música e entretenimento, publica um ranking abrangendo os álbuns mais icônicos da história.
A descrição da revista elogiou o “Clube da Esquina” como “retumbante e único”, destacando suas influências de pop barroco, folk, psicodelia e MPB. O texto destacou faixas como “Cais”, “Clube da Esquina nº 2” e “Os Povos”, além de ressaltar a “guitarra elétrica destruidora” de “Trem de Doido”. O jornalista Matt Mitchell concluiu que o álbum é “o maior álbum brasileiro de todos os tempos”.
A “Paste Magazine” publica desde 2002 e, desde 2006, elege um álbum como o melhor do ano. Em 2024, o escolhido foi “Rat Saw God”, da banda Wednesday.
Foto: Fred Bottrel/ TV Globo