Após denúncia de irregularidade, CMDCA e MPMG investigam caso, mas eleição do Conselho Tutelar de Matozinhos não será cancelada

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Na última quinta-feira, dia 05, uma denúncia foi apresentada por uma concorrente que disputava uma das vagas para o cargo de Conselheira Tutelar em Matozinhos. A candidata alegou ter sido prejudicada durante o processo eleitoral, apontando conduta irregular por parte de uma das candidatas eleitas.

A eleição para o Conselho Tutelar ocorreu no último domingo, dia 01, e desde então, a candidata insatisfeita buscou esclarecimentos sobre as supostas irregularidades que teriam ocorrido no pleito.

Em resposta a essa denúncia e ao crescente clamor por transparência no processo eleitoral, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Matozinhos emitiu uma nota de esclarecimento nesta sexta-feira, dia 06. Na nota, o Conselho afirmou que o processo eleitoral não será cancelado e que a denúncia apresentada faz parte do processo democrático.

A Comissão Especial Eleitoral, em conjunto com o Ministério Público, está encarregada de apurar a denúncia e investigar as supostas irregularidades apontadas pela candidata.

Confira a nota na íntegra

A Presidente da Comissão Especial Eleitoral e Mesa de Apuração das Seções de Votação 1 e 2, que validou o resultado do 3º Processo Eleitoral Unificado para Composição do Conselho Tutelar de Matozinhos, conforme registrado em ata lavrada e lida aos presentes, no dia 01/10/2023, às 20h, ESCLARECE:

• Não haverá cancelamento da eleição, pois o processo eleitoral foi realizado democraticamente, e de modo ilibado, contando com 854 eleitores, que compareceram voluntariamente às urnas;

• Os recursos apresentados contra duas candidatas fazem parte do processo democrático e já estão sendo apurados, pela Comissão Especial Eleitoral que, juntamente com o Ministério Público de Minas Gerais, tomará as medidas cabíveis conforme previsto na legislação brasileira e nas regras tácitas que regulamentaram todo o processo eleitoral.

Encontre uma reportagem