O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o Brasil pode deixar de exigir curso obrigatório em autoescola para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta, que busca reduzir custos para o candidato, já é adotada em diversos países, onde a formação pode ser feita de forma independente, desde que o interessado seja aprovado em exames teóricos e práticos.
Nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, México, Chile e Japão, não há obrigatoriedade de frequentar autoescola, embora seja necessário cumprir requisitos como idade mínima, exames médicos e avaliações teóricas e práticas. No Japão, quem opta por fazer o curso em autoescola tem a vantagem de ser dispensado do exame prático.
Já em países como Alemanha e Portugal, a legislação é mais rígida e mantém a exigência de aulas teóricas e práticas em autoescolas, além de cursos complementares, como primeiros socorros.
No Brasil, a possível mudança divide opiniões. Entidades como a Associação dos Detrans defendem a manutenção das aulas obrigatórias, alegando que a educação no trânsito é fundamental para reduzir acidentes e salvar vidas.
Foto: Divulgação — Fonte: g1
#CNH #autoescola #transito #carteirademotorista #Brasil