Cobra, escorpiões e aranhas preocupam moradores vizinhos a escola abandonada no bairro Estação em Matozinhos 

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Moradores do bairro Estação, em Matozinhos , voltaram a cobrar uma solução para a situação da antiga escola da comunidade, que permanece fechada há mais de uma década. Segundo relatos, o imóvel foi interditado sob a justificativa de risco estrutural, mas, passados mais de 10 anos, nenhuma obra foi realizada e o prédio continua abandonado.

Além da falta de uma unidade de ensino no bairro, moradores afirmam que o abandono do local tem provocado outros transtornos. Uma moradora que reside nos fundos da escola relata que o mato alto e a falta de manutenção têm favorecido o aparecimento de animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas.

De acordo com a família, uma cobra foi encontrada dentro da residência nesta segunda-feira (15). O animal teria sido visto no corredor que liga a cozinha à sala da casa. Em outras ocasiões, também foram encontrados escorpiões e aranhas nas proximidades do imóvel.

Os moradores afirmam ainda que, ao longo dos anos, o prédio abandonado já foi alvo de furtos, invasões e presença de usuários de drogas, aumentando a sensação de insegurança para quem vive na região.

A comunidade questiona a demora na definição do futuro da escola e cobra providências. Segundo os relatos, existe uma disputa envolvendo o imóvel, o que tem dificultado uma solução definitiva para o espaço.

Resposta da prefeitura 

*Sobre o imóvel da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais*

O imóvel em questão pertence ao Estado de Minas Gerais, sob gestão da Secretaria de Estado de Educação.

*1. Processo de transferência*

Atualmente, tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais um projeto de lei para a doação do imóvel ao município. O projeto já foi apreciado pelas comissões competentes e aguarda inclusão em pauta para votação.

*2. Situação jurídica*

Não existe qualquer disputa judicial envolvendo o imóvel, uma vez que não se trata de uma unidade escolar municipal.

*3. Limpeza e manutenção*

Por ser um bem estadual, o município ainda não possui autonomia legal para realizar intervenções no local. No entanto, diante do andamento do processo de transferência, a Prefeitura estuda a viabilidade de dar início aos serviços de limpeza assim que a doação do imóvel for concluída.

*4. Reforma e planejamento*

Ainda não há projeto ou plano de reforma elaborado, visto que o imóvel não integra o patrimônio municipal. Contudo, após a conclusão do processo de transferência, já existe uma destinação prevista para o espaço.

*5. Segurança*

Enquanto o imóvel permanecer sob domínio estadual, o município não tem competência para adotar medidas de segurança no local — inclusive, não há posse das chaves do imóvel. Ainda assim, a Prefeitura buscará, no menor prazo possível, verificar as condições para realização da limpeza do terreno.

https://www.instagram.com/reel/DZshHlehlAH/?igsh=MWQxeWV2bm5ibjVvMQ==

Encontre uma reportagem