sábado, 20 de abril de 2024

Contato

COLUNA: A FAMÍLIA ESTÁ DOENTE. Quem vai tratá-la, ajudá-la?

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

COLUNA: FAMÍLIA EM CONSTRUÇÃO

“O Padre kentenich afirmava que onde reina a Liberdade, é a terra igual ao céu, é onde estamos livres de tudo o que nos aprisiona e preocupa. Seremos livres só para amar”. 

Retirado do Livro Rainha da Liberdade – Tabor da Liberdade-Confins/MG

A FAMÍLIA ESTÁ DOENTE”.

A afirmação acima permite algumas reflexões: estarmos livres do que nos aprisiona e preocupa e livres para amar. Parece que as afirmações tratam de liberdades opostas, mas penso que talvez esteja faltando nas famílias a compreensão, o equilíbrio e o esclarecimento de como essas liberdades podem fazer a diferença nas famílias. Muitas famílias desconhecem sua própria identidade, não estão conscientes da sua missão e esqueceram dos seus verdadeiros valores. Vejamos a quantidade de separações, disputas internas, desentendimento entre os casais, violência doméstica, filhos dispersos, desorientados, sem rumo. Consultórios de psicólogos, psiquiatras, terapeutas familiares cheios de pessoas, casais, filhos que buscam ajuda, socorro e orientação.

“QUEM VAI TRATÁ-LA, AJUDÁ-LA”?

A família precisa urgentemente de ajuda para não perecer, para não ser desfigurada mais do que já está, para preservar ou reconquistar a sua identidade e sua missão. Não há outro caminho se não prostramos em oração, em uma fé viva independente da religião. Deus através do seu filho Jesus é aquele que socorre, que ajuda sempre e salva. E quem, hoje precisa socorrer, ajudar a salvar as famílias? Pessoas, associações, entidades, seja na área social, de aconselhamento e oração. Todos desempenham um papel importante no resgate da famílias. As igrejas que oferecem o seu serviço através da pastoral familiar e os movimentos familiares.

REFLEXÃO GERAL

Atualmente, as grandes e rápidas mudanças que acontecem na sociedade acabam gerando, e quase impondo, sempre novos valores, divulgados em especial através da mídia. É fundamental que a família saiba discernir, entre os valores novos  que vão surgindo e os chamados valores permanentes, quais os que efetivamente são importantes e necessários para assegurar a unidade, a estabilidade, a felicidade e a realização familiar.

Valores eficazes comprovados nesse sentido:

  • A própria família como o primeiro valor a ser cultivado com esmero;
  • Deus como valor fundamental e fonte de valores;
  • A vida, a oração, a verdade, o amor, o respeito, a justiça, o diálogo, a fidelidade, o perdão, a liberdade e a solidariedade.

Adaptação do livro Diálogo em 4 Dimensões

REFLEXÃO PESSOAL

As gerações são outras, mas os valores básicos precisam ser ensinados e preservados pelos exemplos da família. E tenha certeza, você precisará encontrar uma forma de se aproximar do seu(sua) filho(a) independente da idade porque se você não o fizer o mundo o fará. Quando nós decidimos construir uma família firmamos o compromisso de em comunhão e ajuda mútua sermos felizes, vivermos em paz e referência de bons exemplos para os nossos filhos.

Deixe seu comentário.

Danielly da Silva Araújo
Formação: Pedagoga/ Pós-graduada em Gestão das Organizações Sociais/  Psicopedagogia (em curso)/ MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas (em curso).
Atuação: Gestora de Escola de Educação Infantil/ Vice-diretora de Escola de Educação Especial
Influencer Digital- criadora de conteúdo
Redes Sociais: Instagram: daniiaraujjo_ / Facebook: Danielly Araújo / Página Facebook  “Família em Construção”.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.